BLOG

Twitter decide trazer de volta a ordem cronológica na timeline

Uma mudança anunciada pelo Twitter pegou a todos de surpresa nesta segunda-feira (17): quando o usuário desmarcar a opção “mostrar os melhores tweets primeiro”, o Twitter irá automaticamente reverter a timeline para o modo cronológico e sem ação de algoritmos — ou seja, do jeito que o Twitter sempre funcionou até 2016, quando o primeiro algoritmo para a timeline foi introduzido.

Antes dessa mudança, mesmo que você desmarcasse a opção ainda apareciam tuítes recomendados de pessoas que você não seguia, ou tuítes que te informavam quando alguém que você seguia interagia com publicações de outra pessoa.

A empresa alega que já trabalhava com essa possibilidade há algum tempo, e que foi apenas coincidência a novidade ter sido anunciada horas depois de uma thread ter se tornado viral na plataforma, onde a usuária Emma Kinema sugeria métodos para contornar o algoritmo do Twitter. Em pouco tempo a publicação já tinha mais de 15 mil retweets e 40 mil curtidas, o que deixava claro que essa era uma demanda importante para a comunidade da rede social.

Em uma comunicado enviado para o The Verge, a empresa afirma que o algoritmo que mostra os melhores tuítes primeiro ajudou a tornar a plataforma mais relevante, mas que entende a frustração dos usuários que gostariam de algo mais cronológico como era no início, e continuará trabalhando para descobrir uma solução que equilibre ambas necessidades.

Em certo ponto a empresa tem razão: o algoritmo tornou a plataforma mais relevante. Viralizar não se tornou mais tão difícil, já que um bom tuíte não corre mais o risco de ficar perdido num mar de atualizações sem importância. Já por outro lado, às vezes fica difícil usar a rede para acompanhar as últimas notícias quando tudo o que a timeline mostra são tuítes engraçadinhos e retweets de virais.

A empresa afirma que está trabalhando numa solução, e dentro das próximas semanas já será possível trocar facilmente entre os dois tipos de timeline.

Leia mais: