Google rastreia usuários mesmo com o histórico de localização desativado

Mesmo com o recurso desativado, empresa obtém informações de localização quando usuários utilizam o Maps ou acessam a previsão do tempo

Google rastreia usuários mesmo com o histórico de localização desativado

Uma investigação coordenada pela agência de notícias Associated Press (AP)  revelou que o Google rastreia e armazena informações de localização de seus usuários mesmo após a desativação do recurso. A descoberta foi realizada por pesquisadores de ciência da computação da Universidade de Princeton, no estado de Nova Jérsei, Estados Unidos, a pedido da agência.

Alguns serviços e aplicativos do Google solicitam a permissão dos usuários para compartilharem informações de localização. Caso você deseje encerrar esse tipo de rastreio, basta pausar o histórico de localização nas configurações do sistema, que tecnicamente deveria interromper a ação da empresa de seguir seus passos, porém não é isso que acontece, conforme revelou a AP.

A página de suporte do Google orienta: “Você pode desativar o Histórico de localização a qualquer momento. Com o Histórico de Localização desativado, os lugares em que você está não são mais armazenados”, explica o comunicado.

Mesmo com a função de localização desativada, o Google consegue ter acesso e armazena informações do local onde seus usuários estão. As informações são coletadas através da simples ação de abrir o Google Maps ou acessar a previsão do tempo. O Google armazena um instantâneo da localização de seus usuários ao utilizarem esses serviços.

O Google se defende

Em resposta às acusações, o Google enviou um comunicado ao portal de notícias Bloomberg. A empresa esclarece que o histórico de localização pode ser desligado a qualquer momento, porém mesmo desativado obtém informações para melhorar a experiência do Google.

“Como a história observa, garantimos que os usuários do Histórico de locais saibam que, quando desativam o produto, continuamos a usar o local para melhorar a experiência do Google quando eles realizam uma pesquisa no Google ou usam o Google para obter rotas”, explica a empresa.

Imagem panorâmica do Rio de Janeiro com o Pão de Açúcar e a praia de Copacabana ao fundo, sobreposta por um design moderno de site, simbolizando a fusão da cidade com a tecnologia de criação de sites.

Criação de Site no Rio de Janeiro: A Solução Completa da Loup Brasil

A Loup Brasil oferece criação de site no Rio de Janeiro, garantindo sites responsivos, otimizados para SEO e design inovador.

Uma estação de trabalho de design web moderna com uma tela de computador exibindo uma interface de desenvolvimento de site, em um ambiente de escritório organizado e iluminado.

Comprar ou Criar Gratuitamente: Analisando as Vantagens e Desvantagens de um Site Gratuito

Contratar uma empresa para criar e manter seu site traz mais benefícios e segurança do que optar por soluções gratuitas, evitando riscos e problemas.

Grupo diversificado de pessoas assistindo YouTube Shorts em uma TV moderna em uma sala de estar aconchegante, iluminada suavemente.

YouTube Shorts Alcança 2 Bilhões de Usuários Mensais e Visualizações na TV Batem 1 Bilhão de Horas Diárias

Os YouTube Shorts são vistos por 2 bilhões de usuários/mês e a visualização na TV chega a 1 bilhão de horas diárias, mostrando a expansão do consumo de vídeos.

Notebook aberto exibindo um site, coberto por uma redoma de vidro transparente, simbolizando proteção e segurança no ambiente digital.

Seu Site Sempre Online com Nosso Suporte 24/7!

Em um mundo cada vez mais conectado, onde a presença online define o sucesso de muitos …