BLOG

YouTube lança versão paga e serviço musical rival do Spotify no Brasil

Durante um evento fechado para a imprensa, o YouTube anunciou oficialmente a chegada ao Brasil do YouTube Music, o seu serviço de streaming de música para Android, iOS e web que vai rivalizar com nomes como Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal e vários outros. Junto à novidade, a empresa revelou opções pagas tanto do serviço musical e quanto do de vídeos – que são chamadas respectivamente de YouTube Music Premium e YouTube Premium.

Ambos serão liberados para o público brasileiro a partir das 13 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (25). Em sua versão gratuita, o Music conta com todo o catálogo oficial de atrações musicais da plataforma de vídeo, incluindo clipes, faixas sonoras de álbuns inteiros, singles, remixes, apresentações ao vivo e covers, não apenas de artistas famosos que têm contratos com gravadoras, mas também de músicos independentes que enviaram seus próprios materiais.

Segundo os responsáveis, o diferencial da novidade está na inteligência artificial, que observa os hábitos que você já apresenta no YouTube normal e cruza com informações sobre sua localização e contexto para fazer sugestões voltadas especificamente para seus gostos. Assim, ele consegue indicar artistas novos que você pode curtir, canções relaxantes ou animadoras para horas de trabalho puxado e até playlists completas.

O sistema de busca inteligente da Google facilita a tarefa de encontrar músicas e artistas específicos mesmo que você não se lembre de informações como o nome real da faixa ou que digite algo errado. Escrever “música deserto anira”, por exemplo, permite encontrar o hit “Sua cara” de Major Lazer com Anitta e Pabllo Vittar, enquanto buscar por “trocando de biquíni sem parar” leva corretamente à música “Noite do Prazer”, de Cláudio Zoli.

Além da página principal, que reunirá as músicas e playlists indicadas para você pelos algoritmos, a aba Hostlist serve para que você possa acompanhar os vídeos musicais mais populares do momento, tanto no Brasil quanto no mundo. Por fim, a seção Biblioteca permite gerenciar as suas próprias faixas favoritas.

Leia mais: